terça-feira, 1 de julho de 2008

Constelação da Vida

Conheci o trabalho do Bert Hellinger há pouco tempo através da Tereza Brandão do Núcleo de Psicologia Clínica de Curitiba. Logo que a Tereza me falou sobre as Constelações fiquei encantada embora quando falava delas, devo confessar que era difícil descrever racionalmente o que elas significavam. Mas intuitivamente fazia todo sentido para mim o conceito de Totalidade que o método utiliza.

Desde que me voltei para contribuir com um mundo melhor a partir dos meus atos, sabia que, embora seja uma contribuição mínima pensando no contexto maior que a humanidade representa, eu fazia parte do todo, e que pelo menos na única parte que eu tinha real controle do todo, estava agindo. Isso me dava e me dá até hoje um sentimento de orgulho.

Nestes meus meses de instalação em São Paulo milhares de fatos e coisas estão me puxando para um lado para outro o que me impede de fazer tudo o que gostaria, porém, uma coisa é certa, esta cidade grandiosa está me dando a oportunidade – que eu aproveito o máximo que posso – em me conectar com aqueles que pensam e sentem de forma diferente. Que acreditam no seu poder de transformar, que tentam fazer coisas independentes dos outros. Que não deixam para amanhã o que pode ser feito hoje, agora. A cidade, claro, tem todo um lado ‘sombra’, mas a ‘luz’ também é muito grande e forte. Há muitos movimentos do Bem brotando nem que pipoca em óleo quente. Muitos. Nem dá para acompanhar todos. Mas esse pulsar do Bem está sendo muito encorajador e alentador para mim.

Esse movimento, é claro, também está atingindo as empresas. Sejam pelo marketing – ser vistas como politicamente corretas – ou seja por uma crença, o motivo, no fundo não interessa; o importante é que elas também estão se movimentando. Os pessimistas de plantão sempre repetem que ainda falta muito, e que na sua essência, ainda as empresas estão longe de ser sustentáveis de forma sócio–ambiental. Eles estão em parte com razão, mas essa mentalidade também lhes dá o direito a eles próprios se acomodarem e se justificarem perante a sua própria postura não sustentável. Prefiro o time dos otimistas que de tanto acreditar levam para seu mundo uma atitude pró-ativa. As empresas têm a força e responsabilidade de promover grandes mudanças, uma só que se movimente para o Bem, leva consigo milhares. E o planeta, e principalmente nós humanos, precisamos dessa agilidade.

O Bert Hellinger vem ao Brasil em agosto para tratar das Constelações nos Negócios (
www.constelacaodenegocios.com.br). Não é à toa que ele vem trabalhando com esse foco. Além de separar o lixo, além de não jogar o óleo na pia e de optar por produtos recicláveis e orgânicos; em minha opinião, turminha do Bem, é hora de levar para nossa mesa de trabalho atitudes que possam mudar, nem que seja na nossa baia, a idéia de participação e responsabilidade que temos pela sustentação do ser humano como ser evoluído que cuida de todo o sistema de vida na Terra. É hora de sermos, como disse Roberto Crema num Fórum que participei, Conspiradores do Bem, aqueles que diariamente, quase no sussurro de seus atos, vão levando um novo modo de ser e agir. É hora, de termos uma postura sustentável também, como profissionais ao nos colocarmos nas reuniões, no dia-a-dia com os colegas. A empresa pode não ser, mas eles têm que saber que nós somos. É hora de sermos Um e acoplar em nós todos os nossos diversos papéis sociais que ocupamos. Meu coração me diz, que é hora de entender de uma vez por todas, que somos todos parte de uma grande Constelação.

4 comentários:

Unknown disse...

Nossa Nany,

que grande habilidade de expressar e acionar as gentes das empresas.!!

te agradeço muito pela leitura e interpretação da importância de Bert Hellinger no Brasil. Comungamos do mesmo interesse de proporcionar o Bem ao planeta, iniciando pelas pessoas!!

um beijão
bernadete brandão

lia disse...

Nany,
Conheci vc por intermedio da Rebeca, que me falou também das Constelações. Se eu não estava convencida,vc acaba de fazë-lo.
Parabéns por sua vivência.
Um grande abraço
Lia

Nany Zl López-Aliaga Bilate disse...

Obrigada, Bere. O maravilhoso irá ser ouvir ver o Bert trabalhando! Obrigada por ajudar para que ele esteja aqui, no Brasil.
beijos,
Nany

Nany Zl López-Aliaga Bilate disse...

Oi Lia, não estou lembranda, sorry, nem da Rebeca... mas fico feliz de saber que você irá ver o Bert. a Turminha do Bem precisa se unir!
beijos,
Nany