segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Qual é a Essência da sua empresa? - by Leonardo Barci

Um amigo, o Leonardo Barci, me enviou esta reflexão sobre a essência nas empresas. Gostei e quero compartilhar com vocês.

"Estive nos últimos dias pensando em um conteúdo para uma matéria para o blog euporummundomelhor.blogspot.com.  Resolvi escolher como tema, a essência das empresas. Descobri que é difícil encontrar uma empresa que pratique o que reza seu contrato social na íntegra.



Escrevo esta matéria enquanto espero o ônibus da companhia aérea que faz o trajeto de Guarulhos até Congonhas. Esta mesma companhia a princípio deveria me levar de volta de São Paulo para Curitiba, cidade onde moro.


Tenho a unidade principal de minha empresa em São Paulo o que faz com que passe boa parte do tempo viajando. Sinceramente não me incomodo de viajar. Faz parte da minha vida como empresário. O que me incomoda neste momento? A dificuldade das pessoas em se lembrarem da essência da empresa. Para iniciar a conversa, enquanto espero, fui buscar o missão e a visão da empresa. Veja você e reflita.



Missão:
Ser a companhia aérea preferida das pessoas, com alegria, criatividade, respeito e responsabilidade.



Visão:
Trabalhar com o Espírito de Servir faz as pessoas mais felizes.



Nossa política:
1ª Regra: O cliente sempre tem razão.
2ª Regra: Se o cliente alguma vez estiver errado, releia a 1ª regra.


Penso neste momento se tudo isto que está “pendurado em um quadro” no website da empresa realmente esta sendo praticado. Pelo fato de morar em Curitiba, sei que é algo natural que um vôo matutino ou noturno sofrer alguma alteração ou problema por conta da meteorologia. Bom, sei que isto acontece desde a fundação do aeroporto. Aliás curiosamente foi este o motivo de ser criado um aeroporto militar no local quando de sua construção original.


Minha pergunta é, por que a empresa não se prepara diariamente para situações como esta que vivo? Parece que é a primeira vez que isto acontece na empresa. Qual a situação que vivo neste momento? O vôo foi cancelado depois do embarque. Estava lotado. Nele estava inclusive todo o time do Atlético Paranaense. Ao descer do avião, recebi a informação que já estava alocado em um vôo no dia seguinte que sairia de Congonhas e não mais de Guarulhos. Soube ainda que as para as pessoas que fizeram o check-in em São Paulo a empresa não arcaria com o custo do hotel na cidade.



O que me incomodou e me fez parar para pensar:
- Agora são meia noite, sábado, estou voltando de um congresso interno de nossa empresa. Ainda estou no aeroporto buscando uma forma de encontrar uma cama confortável. Naturalmente estou cansado e adoraria estar em casa


- O ônibus que me levaria para Congonhas não está no local marcado. Fui “barrado” de entrar em um ônibus que fará o mesmo trajeto mas leva neste momento a tripulação com pouco mais de 10 pessoas a bordo. O restante dos lugares está vazio.



- Não há ninguém da empresa por perto para dar informações.



- Não há ninguém que tenha me indicado o local mais próximo para dormir. Não acho que a empresa seja responsável por arcar com os custos mas acho adequado que me levem para algum lugar para que possa dormir confortavelmente até o dia seguinte.



A despeito de toda a frustração, reflito em tudo o que aconteceu e se as pessoas que fazem as empresas, se lembram sobre a missão, visão e valores.




Conversando com dois amigos da empresa há alguns dias, falamos sobre o que significa Contrato Social. Em minha visão é o acordo que a empresa faz com a sociedade sobre o tipo de produto e serviço que entregará para ela. As empresas só existem para cumprir algum papel social. Sempre.



O segundo termo que conversamos foi “Pessoa Jurídica”. A empresa é em última análise uma pessoa. Representada por pessoas. No caso em que vivo, faltou pessoalidade. O problema é da “empresa” e não mais das pessoas. “Alguém” da empresa irá resolver. Mas esta pessoa não tem uma única identidade. Ela é a soma de várias identidades. Portanto TODOS são responsáveis pela solução. Aliás porque escolheram trabalhar nesta e não em qualquer outra empresa. Deveria ser pela missão.



O que faz com que a empresa cumpra seu “Contrato” com a sociedade? O resgate da essência da sua essência. Aquilo que ela se dispôs a fazer quando nasceu. Aquilo que está escrito em sua missão.



Lembre: Qual a Essência de sua Empresa?".

Leonardo Barci

É isso mesmo, Leo, qual é nossa Essência?

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Quando se criam Alianças

Há palavras que com o tempo vão ficando banais pelo uso excessivo perdendo todo o seu significado. Ao meu ver a palavra Parceira é uma delas. Quando conhecemos a origem da palavras vemos que traz o significado 'entre iguais'. Parceiro vem do latim partiarius, que significa 'igual, semelhante'.
Creio que na prática fica difícil trabalhar plenamente com este significado porque não costumamos considerar o outro igual a nós já que ele é diferente. Costumamos ter dificuldade em aceitar as diferenças e colocar o outro no mesmo nível de nós. Ou ele está acima, ou ele está abaixo. Outro ponto que hoje me distancia desse termo deriva que para considerar o outro 'igual', muitas vezes é necessário medi-lo e costumamos realizar um contrato que estipule a nossa 'igualdade'. Portanto, a nossa Parceria é estipulada por algo externo.
Tenho preferido usar o conceito de Aliança que deriva de Aliar (do latim alligare) e traz consigo o significado de 'reunir, juntar e associar'. Não há comparação, há união. Aliança significa, para mim, um pacto feito entre homens. Para mim, volto a dizer, esse pacto é maior do que qualquer contrato, muitas vezes ele nem é estipulado por contrato, porque o motivo dessa Aliança, são crenças e valores intrinsecos à relação, sabidos e reconhecidos por todos, mas que nunhum papel é capaz de conter.

Aliança para mim, é o que o Dr. Miguel Gellert Krigsner fez com seus franqueados quando começou O Boticário. Aliança, para mim, é o que Artur Grynbaum, atual presidente da indústria, e seus diretores estão fazendo com a nova geração de franqueados e novos franqueados. Aliança que é renovada a cada convenção de franqueados. Vai além do negócio. E todos sabem disso. Qualquer análise que tente descrever em palavras ou gráficos fica pequena perante o que envolve a marca O Boticário com sua rede.

Acredito que Aliança é realizada no plano pessoal. Você pode fazer no trabalho, na comunidade, com a liderança política ou na sua casa, com seu companheiro, companheira. Tenho vivenciado isso com meu marido e faz pouco tempo que me dei conta disso. O que nos une hoje são crenças, são valores compartilhados e o desejo de agirmos em sintonia. O amor, a paixão e amizade fazem parte, sem dúvida. Mas hoje me pergunto se eles sozinhos nós traria tanta união. Não sei.

Além da vida de casal, decidmos exteriorizar nossa aliança de uma outra forma e resolvemos trabalhar juntos e lançamos um workshop: Encontrado a minha Essência (para ser mais feliz). Espero, claro, que dê certo. O que neste momento é importante para mim é mais este passo que estamos dando para um caminho compartilhado sendo parceiros e aliados.